Qualquer dúvida: ossuspeitos@sapo.pt

Citação do dia

Beatles - Imagine .mp3
Found at bee mp3 search engine

domingo, 9 de dezembro de 2007

Crónica do Parente


Esta crónica visa a dignificar única e exclusivamente o nome de uma escola. A escola (ou Universidade/Politécnico ou como quiserem chamar) é um espaço pequeno, é como se fosse uma pequena aldeia. A palavra aldeia, provém da palavra Árabe “aD-Dai'â”. Aldeia é toda a povoação, normalmente rural, com poucos habitantes e sem autonomia administrativa, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior a vila. Retirado da wikipedia. Por muito que seja diferente começo a associar aldeia à nossa escola. Primeiro parece rural tudo se sabe, depois parece que não tem autonomia administrativa (salvo seja), muito boa gente faz o que quer e ainda lhe sobra tempo. Muitas fantochadas e por fim o tema que quero abordar existem muitos parentes. Não quero com isto associar ao descendente do trono porque acho que ainda é dos parentes que não dá nas vistas e é tratado como os outros, ou seja, é tido como aluno e não como parente. Consegue ser discreto e mantém o (bom) nome desta escola. Mas nem todos os parentes são assim… Existem outros de sangue meio azul. São aqueles que não se comportam como discentes nas aulas do parente (não se comportam porque não comparecem!). São aqueles que vão para frequência e o parente vai vigiar a prova em que o prof titular fica numa sala enquanto o parente fica na outra para que se dê asas ao velho ditado de estudante “o estudante não copia, recolhe dados”. São os de sangue meio azul que vão para outra prova de outro titular (que pelos vistos até não é parente) mas que levam já a prova na mão… para evitar que o titular tivesse trabalho em tirar cópias (só é pena os colegas não terem um bocado de sangue azul!!!!!) Haja respeito, tanta palhaçada já começa a criar fastio na aldeia!!!!!!! A bola de neve está a aumentar, palhaçada é normal mas chegar ao ridículo??? Por isso é que comecei a crónica com “sem autonomia administrativa”, porque parece que toda a gente vê e ninguém faz nada!!!! Não há alguém que queira colocar uma entrave na palhaçada? É que isto ainda vai a meio (entenda-se)….

P.S. Não é permitido neste post a colocação de nomes!!!!!Qualquer semelhança desta história é pura coincidência. Todos os coments só serão colocados após aprovação.

25 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao crónicas pela bela redacção... O que mais me custa é ver aqueles de sangue azul em vantagem, ter parentes como mestre... só isso já dá nas vistas... quanto mais outras histórias....Não haverá ninguém que veja isso?

Anônimo disse...

Finalmente alguém se decidiu a trazer esta palhaçada a público...
Realmente são coisas inexplicáveis as que se andam a passar na "aldeia", porém já se vêm a passar deste o ano passado com o conhecimento e aprovação de muita gente... Coisa incompreendia pelos que convivem com os de sangue azul... axo que se chamam "os de sangue preto"!!! sim porque apesar de conviverem com eles não são dotados de mais facilidades, pelo contrário... Como parece que o pré requisito principal para ALGUNS docentes da "aldeia" é a estupidez, porque não deixar que estes tragam a familia e amigos!!! Dirigentes da "aldeia" comecem a elevar a fasquia... não se admite professores deste calibre no ensino superior...e mesmo nos outros ensinos...enfim!
Abraço

Anônimo disse...

É preciso sangue frio, mas neste momento a "aldeia" está a arder e o sangue começa a ferver... quem serão os bombeiros, para resolver este incêndio que parece não ter fim...??
Mas será dificil apagar o fogo, pois o vento sopra de várias frentes...

Prendam estes incendiários que de inocentes não têm nada e faça-se justiça....

Anônimo disse...

Primeiro de tudo, gostariamos de dar os parabéns a quem redigiu a cronica ao parente, porque para além de muito bem escrita, é extremamente coerente, e pertinente...

O assunto não nasceu agora, nas catacumbas da "aldeia" á muito que isso é tema, e felizmente que alguem teve tom..tes para trazer isto á baila.

A palhaçada, como se referem na cronica não vem de agora, esta aldeia sempre se caracterizou por ser muito "familiar", docentes, funcionários, directores...de tudo um pouco. Mas isto não trás problemas por si só, pois se esses parentes, ou de sangue azul desempenhassem as suas funções como deve ser, e se restringissem unica e exclusivamente a essas mesmas funções, não haveria problema algum.

Continuamos a considerar que o facto de a aldeia ser pequena, trás alguns beneficios, mas que infelizmente teimam em transformar em entraves ao bom funcionamento dessa mesma aldeia.

Sempre nos disseram, onde todos querem mandar nada funciona, nesta aldeia só se respeitam algumas hierarquias, e o grande problema é que são feitas muitas coisas á revelia da presidente desta escola, e isso nunca deveria acontecer.

Ficamos por aqui pois muita tinta ainda vai correr...e algumas cabeças vão rolar, esperamos nós...

saudações...

Administração disse...

A administração vem por este meio referir que a publicação deste post teve a devida aprovação da mesma.
Em 1º o referido autor está devidamente identificado pela administração.
2º Não é referido nomes no texto nem referencias a locais
3º Crónicas e um espaço destinado a historias que qualquer pessoa pode escrever desde que envie um correio electrónico (email) com o texto e esteja devidamente identificado, não ofendendo ninguém e não referindo nomes, nem identificações de pessoas ou locais.

Anônimo disse...

é uma vergonha..... kem não gostava d ter parentes assim!!!!..

Anônimo disse...

assim não custa tirar cursos, a serem levados ao colo......maias valia pagar logo a totalidade dos anos e levavam logo o diploma... mas culpa desses parentes e amiguinhos/as.....

Anônimo disse...

É uma vergonha acontecerem estas coisas na "aldeia"...
realmente assim não custa tirar curos...
É muito injusto para aqueles alunos que se esforçam e estudam...
Palhaçada autêntica!!!!

Anônimo disse...

3 comnts anonimos...

que falta de caracter pessoas virem falar de fulano e cicrano e assinaram anonimo...sim sim nao referem nomes mas isto e como a mentira...so mentem a voces propios porque a pessoa a que mentem n sabda mentira o mesmo pra quem fala sem nomes...

ha um espaço pra alcunha para alguma coisa e...

sim sim tambem tem um espaço para anonimo sera k tambem n servira pra nada???
RESp: NAO!!
acho deveras muito mais interesante e correcto escolherem uma alcunha...

mas kem sou eu...

___________PONTO 1________________

___________PONTO 2________________

ha um ponto mt imp!
_numa aldeia nao funcionam so os de sangue azul e "preto como alguns dizem...ainda ha tambem aqueles de sangue vermelho!!!
meros trabalhadores que veem recompensados os seus esforços, e criando de origem uma imagem limpa deles proprios, aumentando as suas competencias e escalando as hierarquias com o seu suor...

pergunto eu...

nao teremos todos um tanto de sangue vermelho??

e quantos de nos n terao o sangue verde de inveja?

sangue transparente de abstência perjurativa sim...porque se se abster quando pode ser sincero á "frente, para mais tarde dar uma mão e com a outra espetar nas costas n funciona!!!

meus senhores...
minhas senhoras...

meus ricos anonimos!

quao breve e a nossa permanencia na cidade para nos podermos preocupar com tais banalidades...todos nos meros cavaleiros andantes devemos de nos preocupar com os dragões e demónios que se encontram espalhados pela nossa vivência nesta mesma aldeia.

por isso meus caros companheiros de viagens...vamos todos juntos...azuis pretos vermelhos amarelos brancos verdes...criar um arco iris de esperança para todos nós...

sem mais assunto

( de olho em ti!)

,,, O_o ,,,

ps: a palhaçada e um assunto mt importante!!!! e requer muito trabalho...sem ofensas pf

The_clowN

Anônimo disse...

Não sabia que ia fazer tanto sucesso... pelo menos é o que se consta…
As minhas barbas brancas já começam-me a pesar… mas a minha saúde ainda me permite elaborar estas fábulas, melhor dizendo... estas crónicas… Estando num período muito atarefado, para alguns (aqueles que são obrigados a trabalhar)… Não sendo aqueles que pagam pelos trabalhos… mas aqueles que trabalham humildemente para conseguir os seus objectivos…. Eu também vou trabalhar na véspera… que remédio… já há muitos anos, já fui o Nicolau, já me vesti de várias cores… mas desde há cerca de 126 que me visto de vermelho graças à coca-cola. Ainda consigo trabalhar decentemente, embora já receba cartas pelas novas tecnologias…oh-oh-oh...
Isto para dizer que ainda trabalho decentemente e justamente. Não recorro a parentes e outros afins (não recorro aos números que estão na parede em frente à secretaria a dizer que fazem trabalhos).
A minha memória está a fraquejar... Só vim aqui para desejar boas festas...
A todos os que são honestos íntegros (que ainda existem muitos, não muitos muitos, mas apenas muitos) uma palavra de apreço pelo esforço e dedicação, mesmo que vejam injustiças, acreditem que ainda vão ser recompensados (ou não ohohoh). A todos os de sangue vermelho um feliz natal, aos parentes que continuem com a mesma sorte (que estão bem)…
Saudações…
Sejam felizes…

Anônimo disse...

o nome diz tudo

Anônimo disse...

Hmm.... quem es tu oh! sapiente nicolau das barbas longas e brancas para falar do trabalho de seja de quem for????
Quem es tu para avaliar a integridade profissional? Quem es tu oh! destemido sábio avô de nós todos, para pôr em causa o bom nome de profissionais que merecem tanto se não mais do que sua excelência vestir o fato vermelho??? Quem es tu para falar de preços seja de que for??

Um pouco de reflexão!
__________________________________

A ti oh! de nome que pensa que sabe tudo e não sabe nenhum,
mas nem trabalha nem faz algum...

Eu e tu somos ambos palhaços...mas pelas razão diferentes...

Eu_identifico-me como um palhaçO! pois gosto de ser conhecidO! por divertir as pessoas a minha volta...
Tu_porque és um actor(atriz)de comportamentos e maneirismos ridiculos que só quer e chamar a atenção a tua insignificância...desce desse teu posto que pensas ser intocável e experimenta lá em baixo apanhar as escadas para apanhares o nosso nível...
(Há uma diferença muito grande em ser-se palhaço e fazer-se de palhaço.)
Experimenta ver pelos teus olhos e não pelos dos outros!!!
E engole essa tarte de agressões que me tentas impingir e leva contigo todos aqueles que pensam que sabem mas nao sabem porque nao pensam...
A ré!
_________________________________

Fui-me ás cambalhotas!
Deste tormento embora!
Vou-vos deixar aqui...
Sós!Porque está na minha hora!
_
Uma palavra de apreço...
Deixo,aqueles que realmente merecem
Porque os restastes...
(Riso)De respeito padecem!
_
Vós!Actores de juizes vestidos!
Olhem por vós abaixo!!
Tirai esse vosso vestido!
Desfazei este mal entendido!
Identificai-vos! Eu acho...
Que seria a atitude correcta.
Já que agredir de certeza,
Não é a mais certa!!!!
_____________________________-


Lembra-te oh! que se faz de palhaço
Da próxima vez que vires um palhaço, sorri desde a tua alma e se tiveres coragem diz-lhe: Obrigada! só por isso, ele entenderá que valeu a pena o seu esforço e vai continuar a ser Palhaço!
______________________________
A TODOS!

Pensem em vós próprios e em quem vos rodeia antes de dizerem tudo o que vos apetece!
_____________________________

The_clowN
*with proud*
desclp
*com orgulho*
para o caso de a tua ignorância nao chegar pra ler uma simples frase em inglês.

Anônimo disse...

Ai meu querido palhaço... palhaço??? Chamava-te outro nome já que piada não tens nenhuma... Ah eu se gostasse de ser actor/actriz ia para o teu posto... não és tu que tens bom nome?... Ai como a vida dá cambalhotas... Quem és tu para me criticar ao dizer que "desce desse teu posto que pensas ser intocável e experimenta lá em baixo apanhar as escadas para apanhares o nosso nível..."??? Nunca fui nem espero ser um engraxador e a pedir favores para ser alguém na vida... Será que posso dizer o mesmo de ti? Não sei quem és, mas não me parece... pelos vistos não deves passar de um engraxador, daqueles que em frente aos outros és o maior... mas com certas e determinadas pessoas tens aquelas intimidades...Quanto às suas breves profecias… " sapiente Nicolau das barbas longas e brancas para falar do trabalho de seja de quem for????
Quem és tu para avaliar a integridade profissional? Quem és tu oh! Destemido sábio avô de nós todos, para pôr em causa o bom nome de profissionais que merecem tanto se não mais do que sua excelência vestir o fato vermelho? Quem és tu para falar de preços seja de que for?? "... Como reflexão em primeiro lugar não falo de profissionais nas minha crónica... Mas por amor do Senhor lá de cima (que nem culpa tem) BOM NOME???????? Realmente és palhaço... porque me ri muito à pala desta tua piada..... ah ah ah... ai realmente confesso a vossa excelência que tem muita piada... os gatos ainda vão perder audiências... aah ah ah... Ai…. E quando vais decidir fazer algo de útil na vida?... Pois Vossa Excelência está no pedestal… Ainda me vou rir muitas vezes comigo mesmo… já dizia o rouxinol…. Ele é o badaró e tu és o palhaço… Faço o obséquio de não roubar o seu título esteja descansado…. Ah agradeço o facto do Senhor clown (não engato com o inglês) gostar da minha crónica…. Tal como o quim eu não produzi nenhuma maldade…. As pessoas é que a vêem… Se sua Superioridade consegue associar a casos que conheça, ponto 1 – conhece casos semelhantes, ponto 2 – não serão assim tão profissonais… Já dizia o Acácio… a morte é filha da vida e a vida é filha ……
Ah desculpe sua Soberania, para quem acha que deveria dizer o meu nome…. E o Seu??? Ah… você está num pedestal… peço desculpa…. O Pai Natal é mal visto… não dá prendas aos maus… nem aos graxistas, nem aos que não fazem “rien”, nem aos que estão no seu lugar através de do factor C… Como a vida é injusta… pode ser que o Pai Natal do futuro seja da sua Categoria… Ah afinal até colocou o seu nome… mas é Inglês… vou tentar conhecer alguém que perceba… Muito obrigado pelo seu tempo de antena… Sê Feliz no teu pedestal….

Administração disse...

Caros Senhores a Administração vem por este meio avisar o Clown e o Criador do parente que os vossos comentários estão no limiar dos insultos. Desta vez passa, mas comentários semelhantes ou piores serão exclúidos... Obrigado

Anônimo disse...

Meu querido criador revelaste tua face... =)

Quem nao percebe o que está escrito es mesmo tu!!! porque praticamente todos os pontos por ti focados dizem respeito ao comentário abaixo de sua excelencia...enfim...
Mais uma vez revelas a tua malicia e vontade por intriga!!!
Focar o mal de alguem e muito facil mas e o nosso?
Se o arrependimento matasse, talvez nunca te viesses a arrepender dessas tuas palavras, mas como não mata fico a espera...
Um dia chegará mais pesado que essa tua convicção que só tu tens razão...
Nao removo o que disse!

Jamais serás uma pessoa feliz, atreve-te a viver nessa vivência em que estás e dá mais ouvidos aos teus olhos e menos aos dos outros!

Egocentrismo! Já passamos dessa fase...(aos 6 anos!)
Cobiça a tua barriga e não a dos outros..


E pra ti o criador de não sei quê mas eles gostam...

É SENHOR PALHAÇO!


ps: tenta actualizar-te ;)

Anônimo disse...

Meu querido criador revelaste tua face... =)

Quem nao percebe o que está escrito es mesmo tu!!! porque praticamente todos os pontos por ti focados dizem respeito ao comentário abaixo de sua excelencia...enfim...
Mais uma vez revelas a tua malicia e vontade por intriga!!!
Focar o mal de alguem e muito facil mas e o nosso?
Se o arrependimento matasse, talvez nunca te viesses a arrepender dessas tuas palavras, mas como não mata fico a espera...
Um dia chegará mais pesado que essa tua convicção que só tu tens razão...
Nao removo o que disse!

Jamais serás uma pessoa feliz, atreve-te a viver nessa vivência em que estás e dá mais ouvidos aos teus olhos e menos aos dos outros!

Egocentrismo! Já passamos dessa fase...(aos 6 anos!)
Cobiça a tua barriga e não a dos outros..


E pra ti o criador de não sei quê mas eles gostam...

É SENHOR PALHAÇO!


ps: tenta actualizar-te ;)

Anônimo disse...

1 lugar sou feliz
2 não estou incomodado
3 lugar os meus coments acabam por aqui nao quero desc er ao seu nível
4 Sê feliz e não caias

Anônimo disse...

quatro nada mal...
concordo contigo numa coisa...
acaba com os teus coments e da próxima vez que criares uma crónica cria uma de tua casa.

Desejo-te um feliz natal e umas óptimas entradas em 2008...

The_clowN =)

Anônimo disse...

Eu ia deixar de comentar, mas tive que vir fazer um último.... eu fiz a crónica da minha casa (entenda-se)....Feliz Natal Boas entradas em 2008

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
suspeitíssima disse...

mas está tudo maluco ou faz-se......ganhem juizo na cabeça.....

eu até poderia fazer este comentário como anónimo mas ao contrario de todos os que por aqui passaram, eu não tenho problemas relacionados com isso......

não faço comentários relacionados com a crónica, a não ser que está muito bem estruturada e defende o seu ponto de vista sem lesar ninguém nem ofender ninguém.....

quanto ao resto, alguns lá terão motivos para não escreverem o seu nome (medo de represálias? talvez....).....no entanto quer-me parecer que há pessoas que escrevem muito porque se sentem de algum modo ofendidas com aquilo que foi escrito, mas isso é só a minha opinião...até pq não estou por dentro do assunto(nem tenciono estar)....acho é que existem maneiras mais civilizadas e cordias para resolver certo tipo de assuntos do que vir para aqui atacar as pessoas que criaram um simples texto sobre um assunto que pelos vistos é incomodativo.....

enfim....palavras para quê....

...::Beijocas para todos::...

Administração disse...

O comentário foi removido devido à utilização de nomes, desrespeitando uma das regras deste post... Obrigado

Prof. Bruno Freitas disse...

Boa noite,
O que se está a passar aqui é uma vergonha, pois tais palavras não passam pelo objectivo do Blog. Mas parece que a administração está a alimentar falsas palavras de pessoas desconhecidas. Os culpados são os autores e os colaboradores pois são eles que têm cá o nome. Desde já digo que não tenho nada haver com isto e estou contra este post. Por mim era eliminado. Já foi a meu pedido mas voltou outra vez para o ar.

Uma ideia. Ao autor da crónica e aos anónimos, pois deviam assinar, criem um blog para estes assuntos.

Administração disse...

O espaço crónicas foi criado pela imensa procura que muitos demonstravam em opinar ideias, comentar outras, reclamar, expondo tudo o que no nosso entender conjuntamente com a nossa capacidade de filtragem o permitisse fazer. Muitos emails caíram na nossa caixa a pedir um espaço diferente, original e criativo. Tantos foram os pedidos, de variada ordem, que finalmente concretizamos as ideias e a admin resolveu criar o espaço crónicas, espaço direccionado para o bom uso daqueles que expressavam ter ideias próprias.
Uma vez recebidos os textos via email, analisados e contextualizados, estes são assim que possível colocados on-line sob a forma de crónica, sempre com aviso prévio ao autor, como forma de agradecimento pelo seu contributo simpático.
A crónica surge pelo oportunismo que seria se estas estivessem assinadas, não dando asas a eventuais difamações, ou quem sabe ao reconhecimento público pela arte de bem escrever. A finalidade da crónica, é passar uma ideia, um sentimento, uma novidade, sem que o seu ou sua criadora fique limitado com problemas de identidade.
No que diz respeito à crónica em questão, pelo apimentado conteúdo vincado pelo autor aquando do momento do envio do seu texto, ficou decidido que seria mais proveitoso se os comentários fossem anónimos, afim de proteger qualquer mal entendido.(Não fosse alguém rever-se na historinha e desatasse a atacar um texto fictício)
No que refere aos dignos nomes representativos deste nosso blog, os(as) colaboradores(as) e as ilustres pessoas de excelentíssima referência, aqui representados como administração, apenas referir que a equipe está bem de saúde e recomenda-se.
A partir do momento em que é feito o acerto de pormenores, nada daquilo que o poder de interpretação de A, B ou C nos diz respeito, ficando de antemão satisfeitos pela enorme solicitação desta nova rubrica e impulsionando a que surgem novas ideias.

Anônimo disse...

Devido ao interessantissimo desenrolar que a crónica do parente está a tomar, e após, mais uma vez se ter assistido aos famosos "disse que disse" da "aldeia", a Associação Académica, e o seu presidente, Emanuel Moreira, veêm desta forma demarcar-se de qualquer implicação nestas tão afamadas crónicas.

Não deixando de referir de que lamentamos imenso que quem teve a mestria de escrever tão sabias palavras, não tenha tido a coragem para se identificar. Por forma a evitar que 3ºs sejam implicados na questão.

Relativamente à crónica do parente, e a tudo que nela está implicito, esperamos que quem profere tais palavras, e tamanhas insinuações tenha provas para sustentar as mesmas.

Sem mais de momento...

As mais cordiais saudações académicas.