
No dia 7 de Dezembro de 1941 aconteceu um dos mais violentos ataques da História. Foi contra os Estados Unidos da América, à sua base de Pearl Harbor.
Nesta altura, a Segunda Guerra Mundial já tinha começado. De um lado, estavam a Inglaterra, a União Soviética (que agora é a Rússia e alguns países vizinhos) e a China. Do outro lado, estavam a Alemanha, a Itália e o Japão.
Os Estados Unidos da América ainda não tinham entrado na guerra, mas os japoneses queriam que eles perdessem o domínio que tinham no Oceano Pacífico.
Em tempo de guerra, o poder marítimo é muito importante porque possibilita a entrada de navios de guerra em muitos países inimigos.
Os Estados Unidos tinham uma base naval (sítio onde estão ancorados os navios de guerra) em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, no Havai, em pleno Oceano Pacífico.
Como o Japão estava interessado em retirar o poder que os EUA tinham no Pacífico, no dia 7 de Dezembro de 1941 resolveram atacar Pearl Harbor de surpresa.
Este ataque ficou na História porque ninguém estava à espera do que aconteceu, nem que fosse tão violento.
O ataque aconteceu em duas fases:
· Às 7h55 (hora do Havai), começou o primeiro ataque. Cerca de 150 aviões japoneses lançaram bombas e torpedos sobre a base naval de Pearl Harbor.
· Às 8h40 chegaram mais 170 aviões para bombardear o que faltava.
Depois de duas horas de ataque tudo estava terminado.
- Do lado americano, morreram 2403 pessoas, houve 1178 feridos e 18 navios e 347 aviões foram atingidos ou destruídos.
- Do lado japonês, morreram 55 aviadores e foram destruídos 28 aviões e 3 submarinos!
Foi a primeira vez na História dos EUA que os americanos foram atacados no seu próprio território!
Ao ver tanta destruição e tantos mortos, o presidente dos Estados Unidos, que na altura era Theodore Roosevelt, decidiu declarar guerra ao Japão.
Assim, no dia seguinte, os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, ao lado da Inglaterra, da União Soviética e da China e contra o Japão, a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler.


Nenhum comentário:
Postar um comentário