Recurso de aluna fez disparar as notas
2008-09-18
2008-09-18
"A reavaliação dos exames nacionais de uma aluna do 11.º ano da Secundária de Fafe transformou notas "sofríveis" em "excelentes". Os restantes pais não se conformam e já foi pedida a intervenção do Ministério da Educação.
Pais e alunos das turmas do 11º ano, do ano lectivo transacto, da Escola Secundária de Fafe estão revoltados com a "subida astronómica" que tiveram as notas de uma aluna que pediu recurso dos exames nacionais de Física e Química e de Biologia e Geologia. As notas transformaram-se, após o recurso da aluna, de positivas sofríveis em notas de excelência.
"Na prova de Física e Química passou de 9,8 para 18,9 enquanto na prova de Biologia e Geologia a nota de 11,6 transformou-se em 19", explicou ao JN um dos vários encarregados de educação que se apresentam revoltados com este volte-face na classificação dos exames nacionais.
"Como é possível que um professor avalie uma prova com uma nota muito baixa e a mesma prova seja reavaliada e colocada quase com a cotação máxima?" Esta pergunta atravessa, por estes dias, a mente de vários pais e alunos que se sentem injustiçados e descriminados pelo tratamento dado a este caso. A desconfiança dos pais é ainda reforçada pelo facto de a mãe da aluna em causa ser docente naquele estabelecimento de ensino e, segundo alegam, "há cerca de três anos" ter acontecido "o mesmo com outro filho que agora até está na universidade a cursar Medicina".
Ao que o JN apurou, em causa não está apenas uma simples reavaliação dos exames mas também um hipotético atestado médico que indica que a jovem poderá sofrer de dislexia e que a leva a não responder acertadamente às questões que na sua maioria são de escolha múltipla.
Este assunto está a causar algum mal-estar na Secundária de Fafe onde, inclusive, terá estado nos últimos dias uma equipa de inspectores do Ministério da Educação. Esta informação não foi confirmada oficialmente ao JN, já que José Caetano, presidente do Conselho Executivo da escola, não quis pronunciar-se para já sobre o assunto.
Esta situação é delicada porque abrange a comunidade escolar de uma pequena cidade onde quase todos se conhecem e, por esse facto, todos negam dar a cara para a reportagem do JN. A Associação de Pais também não se quis pronunciar oficialmente sobre o caso, mas o JN apurou junto de fonte próxima que "por uma questão de equidade entre todos os alunos foi pedido, através de carta, ao Ministério da Educação e ao Juíz Presidente dos Exames Nacionais que as provas de todos os alunos do 11º ano da Secundária sejam reavaliadas".
Noticiado pelo JN
CRÓNICA de: SUPER-Mamã, tou trocando tudo, mi ajudi!!
Bem, a terriola que nos acolhe sempre tem algo para nos oferecer. Vejam só como é possível fazer de uma notícia, uma crónica. A aluna em causa é filha de “SUPER-Mamã”, essa tal estava com sentimentos estranhos muito por causa da prestação da filha nos exames nacionais, ao que parece, a sua deusa estava “trocando tudo”. A situação pedia a intervenção da SUPER-Mamã, bem ao jeito e ao seu alcance através dos seus super poderes, SUPER-Mamã arranja a papinha toda feita para a sua deusa não ter as notas que só o POVO tem.
O POVO reclama e grita em sua defesa:
- Eu queria ver se fosse um coitadinho qualquer se havia médico para passar atestado!!!
Os especialistas analisam:
- Já agora, as necessidades educativas especiais têm um acompanhamento especial, são alunos desde que devidamente identificados e encaminhados, terão procedimentos por consequência adaptáveis. Terá esta aluna sido abrangida pelo 3/2008 ???
A Mariazinha deverá saber a resposta:
- Como é que o 2.º professor corrector conseguiu saber que a aluna por ter de facto uma necessidade educativa especial (supostamente apontada pelo tal atestado milagroso), dizia eu, como é que se pode partir do princípio que a resposta que estava errada passa a estar certa?? já que o exame não tinha qualquer tipo de adaptação, assim sendo era decretado como inválido.
O bom senso finaliza:
- Subam na vida sim, mas honestamente!!!
e tu, tens SUPER-Mamã ?!? :)
11 comentários:
"SUPER-Mamã" e o país das cunhas!
-Portugal-
P.S embora há quem insista em dizer que não são cunhas, mas sim oportunidades, poupem-me, p.f!!
Pk não tenho uma mãe axim?????;(
Esta crónica só vem relembrar outras situações semelhantes que geralmente acontecem em outras "aldeias". Parece que existe muitas "SUPER-Mamãs". Haja dignidade... Chega de injustiças!!! Fiquem bem neste novo ano lectivo.
Engraçado. Na Escola Secundária começa a ficar normal este tipo de notas. Só espero que não seja abafado, pois a resolução é importante a deve ser tornada pública, pois subir de 9 para 19 acho que não é normal. Talvez a caneta não escreveu o número um. Que circo, que mãe. A filha é que não tem culpa. Chamo a atenção aos pais para não fazerem dos seus filhos máquinas. Cada um é como é.
As coisas que se conseguem saber LOL
O felizardozeco que teve a super-mamã a subir-lhe as notas aqui à tempos, como sabem, está a cursar medecina.
Já está no 3.º ano, sorry, anda lá ha 3 anos, pois ao que parece a boa vida nao lhe permite passar do 1.º ano LOL, então super-mamã, baleu a pena carago!?!
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Fafe&Option=Interior&content_id=1017542
Vimos apenas corrigir o link cedido gentilmente pelo nosso leitos Arões, que por laspo ficou incompleto.
Fica então o link desta forma completo disponibilizado pelo nosso leitor.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1017542
Pah, infelizmente não vale a pena lutar mais ... A corrupção mais uma vez ganhou ... Mas ganhou o quê? uma entrada de bandeja na universidade? E a saida quem é que lha vai arranjar? Não se preocupem que o que é de cada um está sempre guardado e no fim ela, como muitos outros, hão-de viver sempre infelizes, enterrados na própria merda ... Boa sorte para ti colega corrupta, cheira-me que vais ter um ano lectivo AL-TA-MEN-TE .. Parabéns
Oh mãe, porque é que não dás aulas na minha escola?
A suoer mae pede 18 e 19 po rebento, mas pos alunos 18 ou 19???tas tolo... as notas dela nao podem ser altas
Bom a historia teve mais ou menos um final, houve uma reavaliação e confirmaram-se os segundos resultados, afinal não havia atestado nenhum e o irmão não recorreu as notas dos exames coisa nenhuma, quem conta um conto.... Mas vamos lá ver, o que é que acontece ao professor que corrigiu aquilo primeiro? Será que foi ele que corrigiu os meus exames? lool Tudo bem que isto é (supostamente) sigiloso (a gente nem sabe que os nossos exames são corrigidos em sesim nem nada). É que se houver um pobre desgraçado cujo exame foi parar às mãos deste senhor/a pode ter interferido decisivamente na vida academica do aluno.
Mas pensando melhor.... oh minha amiga logo nos dois exames mais importantes pras áreas com mais saída actualmente? Dois! Primeiro tu afinal não tens akela sorte toda k se falava tu tás é "tremendamente tramada" com isso, e segundo, deves ser uma ganda badalhoca que os gaijos não perceberam à primeira o que tu escrevest lá dass.... tas aqui tas a ter o diploma do curso a um domingo olha pró keu te digu
Postar um comentário