"Nunca falo de recordes, nunca, nunca. Não sei porquê, mas é algo de que nunca falo. Mas é bom vencer 19 taças do Mundo. Penso que é óptimo para Portugal e para mim ter apenas 22 anos e ter já este recorde. Tenho de estar contente", disse a triatleta de Perosinho.

Esta foi a última corrida da época de Vanessa Fernandes, da qual está "muito orgulhosa", uma vez que o título mundial, objectivo inicial, foi atingido e agora há outra meta mais importante.

"Tudo é trabalho para os Jogos Olímpicos (Pequim2008)", sublinhou Vanessa Fernandes, que completou a prova em duas horas, dois minutos e seis segundos, impondo-se à britânica Andrea Whitcombe por 59 segundos e à checa Vendula Frintova por um minuto e 15 segundos.

A atleta lusa foi a segunda a cumprir o primeiro sector, os 1,500 metros de natação, e a primeira avançar para o sinuoso e técnico segmento de ciclismo (40 km), adiantando-se às adversárias na companhia da norte-americana Julie Ertel, vencedora dos Jogos Pan-americanos.

No entanto, a especialista suíça Nicola Spirig forçou a junção à quarta das oito voltas ao circuito e acabou por escapar com a portuguesa na penúltima passagem, chegando ambas à segunda transição com 20 segundos de avanço sobre as perseguidoras.

Assim que iniciaram os 10 quilómetros de corrida, como habitualmente, Vanessa Fernandes destacou-se e, sem olhar para trás, avançou para a vitória sem oposição, relegando as rivais para a luta pelo segundo posto, enquanto era a única a cumprir os 10.000 metros finais abaixo dos 35 minutos (34.56).

Com Lusa